Topo

MST quer levar ao Conselhão debate sobre soberania alimentar

28/01/2016 19h35

A proposta de construção de uma política nacional de soberania alimentar será apresentada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nas próximas reuniões do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado Conselhão.

"É mais do que segurança alimentar, a soberania está voltada para o controle da ciência e tecnologia no campo. Que as sementes estejam nas mãos dos agricultores, e não nas mãos das empresas", explicou o coordenador nacional do MST, Alexandre Conceição, depois de participar da reunião do Conselhão, hoje (28), em Brasília.

Segundo Conceição, essa proposta de soberania alimentar é baseada na distribuição de terras, na assistência técnica aos agricultores, especialmente voltada para a produção de alimentos saudáveis para o mercado interno. O líder do MST disse que chamará empresários e líderes sindicais para debater a questão.

"Campo e cidade unidos, produzindo uma nova agricultura para o Brasil em um processo de desenvolvimento do interior do país, com gearção de empregos e ao mesmo tempo a produção de alimentos saudáveis", resumiu Conceição.

*Colaboraram Wellton Máximo e Mariana Jungmann