Topo

Bandas tradicionais de carnaval animam o fim de semana em Manaus

30/01/2016 09h57

banner_carnaval_2016

A programação de carnaval em Manaus já começou e neste fim de semana bandas tradicionais vão animar os foliões. Uma das maiores e mais famosas é a da Bica, Banda Independente Confraria do Armando. O grupo surgiu há 30 anos no Bar do Armando, que foi tombado no ano passado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.

Para marcar o reconhecimento sem perder a tradição, o tema do carnaval neste ano é Bar do Armando é patrimônio cultural, mas continua metendo a Bica em político lalau. O diretor operacional da banda, Roberto Carvalho, conta o que o público vai conferir neste sábado (30).

"A gente tenta sempre manter a tradição. A Banda da Bica iniciou em 1986 com o propósito de resgatar o carnaval de marchinha. Desde então a banda só toca marchinha e frevo. Essa é a nossa missão: continuar com essa tradição e atrair as famílias e as pessoas que gostam de fazer uma brincadeira um pouco mais 'tranquila', entre aspas", contou Carvalho.

A festa com a banda da Bica começa a partir das 16h, em frente ao Bar do Armando, ao lado do Largo São Sebastião. Ainda no sábado, o público também pode curtir a Banda Difusora, que há 21 anos faz parte do carnaval de rua de Manaus. A convite da Difusora, a escola de samba campeã do grupo especial do carnaval de Manaus em 2015, Mocidade Independente de Aparecida, vai animar a festa. A concentração será nas ruas 24 de Maio e Saldanha Marinho.

No domingo (31) será a vez da Banda do Boulevard, que completa 29 anos em 2016.  Já que alguns jogos de futebol das Olímpiadas Rio 2016 vão ser realizados na Arena da Amazônia, o tema escolhido para o carnaval é Boulevard nas Olimpíadas: Manaus, minha medalha é amar você. O produtor e coordenador da banda, João Mota, mais conhecido como Mota do Samba, explica como os temas são definidos.

"O tema da banda do Boulevard sempre é focando algo da banda, moradores, personalidades que moram lá, juízes, doutores, lavadeiras, costureiras, pedreiros. E em algo que acontece em Manaus como a Copa do Mundo e agora as Olimpíadas".

Segundo Mota do Samba, a Banda do Boulevard vai contar com a participação da banda Cauxi, tocando frevo e marchinhas, e das baterias das escolas de samba Vitória Régia, Reino Unido da Liberdade, Balaku Blaku e A Grande Família. O evento começa a partir das 14h na Avenida Boulevard Álvaro Maia. A expectativa dos organizadores é reunir mais de 100 mil pessoas no local.