Novas regras para bônus na conta de água em SP entram em vigor

água desperdício

Consumidores em São Paulo terão de reduzir mais uso de água para conseguir desconto na conta  Divulgação/Cesan

Começou a valer hoje (1º) o novo cálculo para o bônus na conta de quem economiza água em São Paulo. O programa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) concede descontos escalonados para os consumidores que reduzem o uso em relação à média de consumo entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2014.

Agora, os valores médios de consumo, que servem de base para o programa, serão multiplicados por 0,78. Com isso, o consumidor precisará diminuir ainda mais o uso de água para ter direito ao desconto. Por exemplo, com o novo cálculo, uma casa que teve consumo médio de 10 mil litros no período de referência (fevereiro de 2013 a janeiro de 2014) terá de passar a consumir, no máximo, 7 mil litros para alcançar, ao menos ,10% de desconto na conta.

Quem economiza no consumo de água ganha bônus de 10% no valor da conta de água, desde que reduza o uso entre 10% e 15% em relação ao valor de referência. Para os que reduzem o uso entre 15% e 20%, o desconto é de 20%, e os que diminuem em mais de 20% são enquadrados na faixa de 30% de desconto.

Segundo a Sabesp, o novo cálculo leva em consideração a redução média no consumo de água registrada entre outubro de 2014 e setembro de 2015. As novas regras fazem parte de estratégia da companhia para manter o programa de incentivo à redução do consumo de água até, pelo menos, o final de 2016.

Foi mantido também o sistema de penalidades para os clientes que aumentarem o uso de água em relação aos valores de referência.

Sistema Cantareira

Após meses de recuperação, o Sistema Cantareira tem hoje um volume de água armazenado equivalente a 35,2% da capacidade total dos reservatórios. Descontando as reservas técnicas (volume morto), o sistema tem 16,3% da capacidade do volume útil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos