Zika: Ministério da Saúde acha de fundamental importância declaração da OMS

O Ministério da Saúde divulgou hoje (1º), em nota, que considera de "fundamental importância" a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) intitulada de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional que enfoca o vírus Zika e sua possível associação com a microcefalia e síndromes neurológicas.

A declaração da OMS foi feita pela diretora-geral da organização, Margaret Chan. A decisão foi recomendada pelo Comitê de Emergência da OMS, com base em informações técnicas sobre fortes indícios de que a infecção por Zika, em grávidas, pode causar microcefalia em bebês.

O Brasil decretou Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em novembro do ano passado, pelo mesmo motivo.

O Comitê de Emergência da OMS não viu necessidade para restrição de viagens ou comércio com países que têm o vírus Zika. Margaret Chan aconselha, porém, que as gestantes evitem viagens para essas regiões. A recomendação do comitê é de que as pessoas com viagens às áreas com presença do vírus Zika tomem medidas adequadas para evitar picadas do mosquito, tais como como usar repelentes confiáveis e roupas compridas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos