Custo da construção civil em São Paulo sobe 4,88% em 12 meses

O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do estado de São Paulo atingiu R$ 1.145,12 por metro quadrado em janeiro, uma alta de 4,88% acumulada nos últimos 12 meses. Em relação a dezembro, o aumento foi de 0,44%. Divulgados hoje (2), os dados são do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e levam em conta obras incluídas na desoneração da folha de pagamento.

"Os custos da construção continuaram evoluindo abaixo da inflação em janeiro. No caso da mão de obra, a alta deveu-se, nos encargos sociais, ao aumento do custo com os transportes urbanos, ocorrido em São Paulo e outros municípios paulistas", informou o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan.

De acordo com o levantamento, em janeiro apenas um dos 27 insumos da construção pesquisados pelo SindusCon-SP registrou elevação superior ao IGP-M, que, no período, subiu 1,14%. A fechadura teve alta de 1,67%, areia média lavada aumentou 0,61% e bloco de concreto, 0,50%.

Calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos mensais das construtoras para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos