Ted Cruz credita vitória da convenção de Iowa ao cidadão comum dos EUA

Ted Cruz

Com a família, Ted Cruz comemorou a vitóriacom referências a Deus e críticas à elitede WashingtonEPA/Jim Lo Scalzo/Agência Lusa

O senador pelo Texas e aspirante à candidatura republicana à Casa Branca Ted Cruz comemorou hoje (2) "a vitória do cidadão comum" no caucus (miniconvenção) de Iowa, com referências a Deus e críticas à elite de Washington.

"Deus abençoe o grande estado de Iowa", disse Ted Cruz nas primeiras palavras aos seus seguidores, sublinhando que a noite passadas marcou "uma vitória para os conservadores de base, para os conservadores corajosos de Iowa e de todo o país".

De origem cubana, Cruz impôs-se nas assembleias populares daquele estado rural dos Estados Unidos por mais de três pontos percentuais sobre seu principal rival, o magnata Donald Trump, ao conquistar 27,7% dos votos, contra 24,3% do multimilionário.

"Iowa disse que o candidato republicano e o próximo presidente dos Estados Unidos não será eleito pelo establishment ou pelos lobbys. Será eleito por nós, o povo norte-americano", afirmou Ted Cruz, que apareceu rodeado pela família.

O político texano, próximo do movimento ultraconservador "Tea Party", partiu para o caucus atrás de Trump, segundo as sondagens, sobretudo as duas dos últimos dias.

"A de hoje é uma vitória para milhões de norte-americanos", concluiu Cruz, que criticou os políticos "de carreira" de ambos os partidos em Washington.

O senador pelo Texas venceu a disputa com um recorde de participação no Iowa, já que o Partido Republicano informou que mais de 180 mil pessoas participaram do caucus, ou seja, cerca de 60 mil a mais que o recorde estabelecido em 2012.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos