Rio: garis começam limpeza do Sambódromo com foco no Aedes aegypti

banner_carnaval_2016

O carnaval no Rio de Janeiro começa oficialmente no dia 5, mas para a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) os trabalhos serão iniciados amanhã  (4), a partir das 8h, com uma limpeza geral no Sambódromo. Os primeiros desfiles no local acontecerão na sexta-feira (5) e no sábado (6), com as escolas de samba da Série A, antigo grupo de acesso.

Liderados pelo gari Sorriso, símbolo da empresa e conhecido de outros carnavais, 130 funcionários vão trabalhar nesta etapa. Além da limpeza, o foco é o combate a possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a chikungunya e o vírus Zika.

De acordo com o diretor de Serviços Especiais e Ambientais da Comlurb, Paulo Mangueira, na limpeza desta quinta-feira, serão retiradas sobras de materiais de montagem de camarotes e frisas, que incluem restos de madeira, plástico, papelão e entulho.

Ao todo, 2.864 garis irão trabalhar na Marquês de Sapucaí e no Terreirão do Samba durante todo o carnaval, com equipes em todos os turnos. Entre eles, garis especializados, com treinamento em limpeza hospitalar, atuarão nos postos médicos de atendimento ao público.

A Comlurb também montou esquema especial de limpeza para os desfiles das escolas de samba das séries B a E, na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, zona norte da capital fluminense.

Blocos de rua
Além dos locais de desfile, a empresa é responsável pela limpeza da cidade após a passagem dos blocos de rua. De acordo com a programação oficial, 505 blocos desfilarão no Rio este carnaval.

Segundo o diretor, a Comlurb desenvolveu protocolos de limpeza das ruas durante a folia. "A gente segmenta os blocos pelo seu impacto na cidade - basicamente são os grandes blocos, que arrastam multidões, como o Cordão da Bola Preta, Bloco da Preta, Simpatia é Quase Amor", listou.

Para esses blocos, o planejamento da limpeza é parecido com o do Sambódromo: toda vez que um bloco acaba de desfilar, os garis se movimentam em seguida, limpando e lavando as ruas e recolhendo os resíduos.

"Na verdade, a Comlurb inteira, durante esse período, gira em torno do carnaval", disse o diretor, que espera entregar a cidade limpa na Quarta-feira de Cinzas (10).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos