Encontro entre papa Francisco e patriarca Kirill será na próxima semana em Cuba

Papa apela para o fim da violência na Ucrânia

Papa Francisco estabeleceu o ecumenismo  como uma prioridade, insistindo em particular no fato de os cristãos lutarem em conjunto no Oriente Médio contra o radicalismo islâmico Tânia Rêgo/Agência Brasil

 O papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo Kirill vão se encontrar no dia 12 de fevereiro no Aeroporto de Havana, em Cuba, no primeiro encontro dos líderes das duas Igrejas. O anúncio foi feito hoje (5).

Será "o primeiro encontro da história" entre os dois principais dirigentes dos cristãos do Ocidente e do Oriente separados desde o cisma de 1054 que separou a Igreja Católica em duas, informou o Vaticano.

"A Santa Sé e o Patriarcado de Moscou têm a alegria de anunciar que, com a graça de Deus, Sua Santidade o Papa Francisco e Sua Santidade o Patriarca Kirill de Moscou e de toda a Rússia se encontrarão em 12 de fevereiro", segundo um comunicado conjunto. 

O encontro ocorrerá à margem de uma visita à América Latina do patriarca Kirill, cuja igreja conta com 130 milhões de fiéis, e da viagem ao México do papa Francisco, que guia 1,2 bilhão de católicos.

O encontro terá início com uma reunião de duas horas e será concluído com a assinatura de uma declaração comum, diz o comunicado conjunto.

"Preparado há muito tempo", o encontro "constitui um marco importante nas relações entre as duas Igrejas", informa a nota.

O papa Francisco estabeleceu o ecumenismo - aproximação entre as confissões cristãs - como uma prioridade, insistindo em particular no fato de os cristãos lutarem em conjunto no Oriente Médio contra o radicalismo islâmico.

Há 10 dias, o papa deu também um passo inesperado na direção dos protestantes, anunciando a sua participação numa cerimônia no 31 de outubro na Suécia para assinalar o 500º aniversário da Reforma de Martinho Lutero.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos