IGP-DI chega a 1,53% em janeiro

Rio de Janeiro - O prefeito Eduardo Paes visita o canteiro de obras do Museu do Amanhã, em construção no Pier Mauá, zona portuária do Rio (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O custo da construção foi um dos itens que influenciaram o avanço do IGP-DI de dezembro para janeiro  Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) chegou a 1,53%, em janeiro deste ano. A taxa é superior às obervadas no mês anterior (0,44%) e em janeiro de 2015 (0,67%). De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-DI acumula alta de 11,65% no período de 12 meses.

O avanço da taxa de dezembro para janeiro foi provocada pelo aumento da inflação no atacado, no varejo e no custo da construção. O Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede a variação de preços no atacado, passou de 0,33% em dezembro para 1,63% em janeiro.

O Índice de Preços ao Consumidor, que mede o varejo, subiu de 0,88% em dezembro para 1,78% em janeiro deste ano. Já o Índice Nacional de Custo da Construção passou de 0,1% para 0,39% no período. O IGP-DI foi medido com base em preços coletados entre os dias 1º e 31 de janeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos