Prestigiar o carnaval de Mariana é uma forma de ajudar, diz secretário municipal

banner_carnaval_2016
 

Mariana (MG) - Pessoas foram hospedadas em hotel na cidade de Mariana após rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco (Antonio Cruz/Agência Brasil)

A prefeitura de Mariana espera atrair 35 mil foliões ao carnavalAntonio Cruz/ Agência Brasil

A prefeitura de Mariana (MG) espera atrair um público maior para o município na folia de carnaval. Segundo a Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto a expectativa é de um fluxo em torno de 35 mil pessoas. O destaque deste ano é a programação, com 70% das atrações com artistas do próprio município.

"Estamos trabalhando para um carnaval bacana e familiar, como sempre foi, valorizando os artistas locais. Houve, no início, uma preocupação [quanto ao público] e não poderia ser diferente já que as pessoas [a mídia] deram a entender que [toda] a cidade de Mariana tinha sido atingida [pela lama]", disse o secretário adjunto de Cultura, Turismo e Desporto de Mariana, José Luiz Papa, fazendo referência ao rompimento da Barragem do Fundão, em novembro de 2015, que espalhou uma enorme quantidade de lama e rejeitos de mineração na região de Mariana.

Segundo José Luiz, Bento Rodrigues, o distrito mais próximo que foi devastado pela lama, fica a mais de 15 quilômetros da sede do município e, mesmo que haja um novo rompimento, a lama não atingiria a sede, onde se concentram os festejos do carnaval.

"O que nós queremos é que os turistas possam apreciar em Mariana toda a história que foi construída aqui em 320 anos e que continua aqui. Tivemos uma perda de patrimônio, das igrejas de Bento Rodrigues e Paracatu, mas aqui [na sede do município] continua tudo perfeito, a cidade está toda enfeitada para o carnaval e não há falta de água como falaram. Vir nos prestigiar é uma forma de nos ajudar", disse o secretário.

Com o tema Um Giro na História: Mariana 320, a realização do Carnaval terá investimento de R$ 459 mil. Mesmo com a crise econômica e a tragédia do rompimento da barragem, José Luiz disse que a prefeitura fechou o ano de 2015 com as contas em dia, sendo possível, assim, fazer o carnaval para a população. Na programação estão 43 atrações, de hoje (5) até a terça-feira (9), como desfiles de escolas de samba, shows de bandas nacionais, rodas de samba e blocos tradicionais, como Os Farrapos, Zé Pereira da Chácara e Bloconecos.

A segurança dos foliões será feita por 120 guardas municipais, segundo a prefeitura, além de 56 policiais militares civis e bombeiros militares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos