Acervo artístico do Palácio do Planalto reúne 146 quadros e 17 esculturas

Palácio do Planalto

Projetado  pelo  arquiteto  Oscar  Niemeyer,  o  palácio  tem  visitas  guiadas  gratuitas    Arquivo/Agência Brasil

Quem visita o Palácio do Planalto pode apreciar um acervo composto por 146 quadros e 17 esculturas. Entre as mais importantes peças estão as pinturas Mulatas, de Di Cavalcanti, Os Orixás e Colheita de Bananas, de Djanira, e Palácio do Planalto, de Firmino Saldanha.

O acervo também conta com móveis do arquiteto Oscar Niemeyer e do designer Sérgio Rodrigues e um painel de Athos Bulcão. A maior parte das obras está exposta em áreas públicas do prédio.

A Comissão de Curadoria para as Obras de arte, a Arte Decorativa e o Mobiliário dos Palácios da Alvorada e do Planalto foi instituída pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2009, com o objetivo de discutir, definir e executar a ambientação dos palácios.

Segundo a Secretaria de Governo, a Comissão de Curadoria mantém um espaço em depósito do Palácio do Planalto, onde estão acondicionadas dez obras, e é responsável por orientar as ações de limpeza e conservação das peças.

"A grande maioria das obras é de artistas brasileiros, sendo boa parte modernistas. Para dar unidade aos ambientes de exposições, sem muita rigidez e na medida do possível, estabelecemos conjuntos de movimentos artísticos e técnicas. Por exemplo, criamos galerias nos corredores de acesso às salas de trabalho com gravuras no quarto andar e pinturas dos movimentos concretos e neoconcretos no terceiro andar", disse o diretor de Documentação Histórica da Presidência da República, Cláudio Soares, que é também coordenador da Comissão de Curadoria.

Os turistas que fazem a visita guiada aos domingos também têm acesso ao gabinete presidencial no terceiro andar. A visita é gratuita das 9h30 às 14h. São formados grupos de 30 pessoas, por ordem de chegada, que são acompanhados por um relações públicas que explica a estrutura arquitetônica do Planalto, aspcetos históricos e as obras de arte que compõem o palácio, projetado por Niemeyer e inaugurado junto com Brasília em 21 de abril de 1960.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos