Projeto Samba Global encerra décimo encontro no Rio

banner_carnaval_2016

O projeto Samba Global encerra amanhã (9), com roda de samba e feijoada, o 10º Encontro Internacional de Samba e Carnaval, que reúne brasileiros estudiosos do carnaval e 30 estrangeiros que festejam Momo em seus países de origem.

O projeto é desenvolvido em parceria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) com a organização não governamental (ONG) Centro de Referência e Informação em Artes, Entretenimento e Cultura Brasileira (Criar).

O grupo de estrangeiros é formado por pessoas da Coreia do Sul, Itália, Japão e Finlândia, informou hoje (8) à Agência Brasil o professor da Unirio, Jair Martins de Miranda, idealizador do projeto e presidente do Criar.

Os estrangeiros chegaram ao Rio no dia 31 de janeiro, participaram de workshops de percussão, dança, fantasia, adereço e samba de enredo com especialistas em carnaval e visitaram escolas de samba. "Eles vieram se aperfeiçoar porque, normalmente, já têm grupos carnavalescos em seus países de origem", explicou Miranda. Alguns vêm pela primeira vez para conhecer o carnaval do Rio. "Essa é a motivação maior deles".

Nesses dez anos, participaram do projeto mais de 500 pessoas do exterior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos