Comissão Europeia espera implementação de cessar-fogo na Síria

A porta-voz para os Negócios Estrangeiros da Comissão Europeia, Maja Kocijancic, espera o compromisso de cessar-fogo na Síria seja implementado e lembrou que o assunto estará na agenda da reunião de ministros de segunda-feira (15).

"O que esperamos é que o compromisso seja implementado" disse hoje (12), em coletiva de imprensa diária da comissão, adiantando que as decisões tomadas em Munique, na Alemanha, estão "em linha com a posição da União Europeia (UE)".

Os principais atores do conflito sírio chegaram a um acordo, ontem à noite, para cessar as hostilidades na Síria, em prazo de uma semana, e um acesso intensificado dos civis à ajuda humanitária.

"Acordamos cessar as hostilidades em todo o país no prazo de uma semana", disse o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em Munique. O acesso à ajuda humanitária vai ser ampliado a uma série de cidades.

Os ministros dos negócios estrangeiros de países envolvidos no conflito da Síria se reuniram na tentativa de impulsionar o processo de paz no país que, até agora, tem falhado no objetivo de suspender a guerra que dura há cinco anos e que já matou mais de 260 mil pessoas e obrigou milhões a deixarem as suas casas.

Na segunda-feira, o conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), vai debater, além da Síria, a diplomacia do clima, a Moldova e a Bielorrússia.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Líbano, Gebran Bassil, será o convidado do almoço de trabalho, durante o qual será debatida a situação regional e as várias componentes do apoio da UE ao país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos