Consumidores da Sabesp economizam 14,8 bilhões de litros de água em janeiro

Na Grande São Paulo, 77% dos atendidos pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) reduziram o consumo de água em janeiro. O percentual é o mesmo registrado em dezembro. No total, foram economizados, segundo a estatal estadual, 14,8 bilhões de litros de água no mês, o suficiente para abastecer 1,83 milhão de pessoas.

A diminuição do consumo permitiu que 65% dos clientes da companhia se encaixassem nas faixas de bônus e obtivessem descontos na conta de água. Os 12% restantes, apesar da redução no uso, não chegaram a atingir as metas para enquadramento no programa de incentivo ao uso racional do recurso.

Também se manteve estável a parcela de usuários que aumentou o consumo (23%), sendo que 14% foram sobretaxados. O restante não recebeu ônus por se enquadrar na faixa mínima de consumo de 10 mil litros mensais.

Novas regras

Janeiro foi o último mês antes da alteração nas regras de cálculo do programa de bônus na conta de água. A partir do último dia 1º, os valores médios de consumo, que servem de base para o programa, passaram a ser multiplicados por 0,78. Com isso, o consumidor precisa diminuir ainda mais o uso da água para ter direito ao desconto. Por exemplo, com o novo cálculo, uma casa que teve consumo médio de 10 mil litros no período de referência (fevereiro de 2013 a janeiro de 2014) terá de passar a consumir, no máximo, 7 mil litros para alcançar, ao menos, 10% de desconto na conta.

Quem economiza no consumo de água ganha bônus de 10% no valor da conta de água, desde que reduza o uso entre 10% e 15% em relação ao valor de referência. Para os que reduzem o uso entre 15% e 20%, o desconto é de 20%, e os que diminuem em mais de 20% são enquadrados na faixa de 30% de desconto

As chuvas e a economia de água ajudaram na recuperação dos mananciais que abastecem a região metropolitana de São Paulo. Segundo a Sabesp, os seis sistemas fecharam janeiro de 2016 com um acréscimo de 181,1 bilhões de litros em relação a dezembro, uma alta de 25,7%. O conjunto de reservatários encerrou o mês, de acordo com a companhia, com 884,55 bilhões de litros armazenados.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos