Kits de diagnóstico para a dengue estão em falta no Rio, diz secretaria

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que os kits para diagnosticar a dengue estão em falta no estado. De acordo com a secretaria, a responsabilidade de fornecimento dos kits é do Ministério da Saúde.

Mesmo assim, não há mais kits no estoque do laboratório. As amostras coletadas de pacientes com suspeita de dengue estão sendo armazenadas para que o exame seja feito posteriormente.Segundo o órgão estadual, desde julho de 2015, o Ministério da Saúde não tem enviado quantidade suficiente de kits para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, vinculado à rede estadual de saúde. Para suprir a carência de kits, a secretaria tem feito processos de aquisição dos exames.

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que já adquiriu mil kits de testes sorológicos. Cada kit é capaz de fazer 96 testes. Os 96 mil testes serão distribuídos a todos os estados até abril e, segundo o ministério, são suficientes para atender a toda a necessidade no período.

mosquito Aedes aegypty com bacteria Wolbachia

Mosquito Aedes aegyptiFernando Frazão/Agência Brasil

De acordo com o ministério, o exame só é indicado para casos mais graves, como aqueles que envolvam hemorragias ou em crianças, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas, e que o tratamento independe da realização do exame.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos