Brasilianas.org discute projetos de urbanização de grandes metrópoles

O programa Brasilianas.org,  da TV Brasil,  discute hoje (15) os planos urbanísticos e a humanização das grandes metrópoles brasileiras. Para debater o tema, foram convidados o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Flavio Amary; o urbanista da Universidade de São Paulo (USP) e atual Secretário da Habitação da capital paulista, João Sette Whitaker Ferreira - e o sócio da Triptyque Escritório de Arquitetura, com sedes em São Paulo e Paris, Guillame Sibaud.

"Os primeiros planos diretores vieram de Portugal - quando você compara a cidade do Porto com Salvador, elas têm características muito parecidas. Essa cópia já houve, seja da Europa ou dos Estados Unidos, mas nós temos que encontrar o modelo nosso, aproveitando as coisas boas que vem de cada um desses planos", disse o presidente do Secovi-SP.

Amary elogiou o plano diretor de São Paulo, que instituiu o IPTU progressivo, aplicado de acordo com o uso social dos terrenos na cidade. Segundo ele, a medida aumenta o acesso aos imóveis do município:"Não adianta a gente definir o preço em uma caneta, a gente não consegue fazer isso. Os terrenos são uma obstrução. A gente defende é o IPTU progressivo, que é muito positivo. Ele evita aquele especulador que tem o terreno, guarda e não oferece para a produção imobiliária. Quanto mais terrenos disponíveis, menos caro fica o preço final".

Segundo avaliação do fundador do Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole, Philip Yang, a cidade de São Paulo é a metrópole global com o maior estoque de terrenos ociosos ou subutilizados.Em 2007, um levantamento feito pela então Secretaria Municipal de Planejamento, corroborava esse dado, mostrando que a cidade possuía cerca de 93 milhões de metros quadrados de terrenos baldios, espaço equivalente ao tamanho de Vitória, capital do Espírito Santo, ou a 62 parques do tamanho do Ibirapuera.

"São Paulo tem um departamento inédito  no Brasil inteiro, que se chama Fiscalização da Função Social da Propriedade, para aplicar o IPTU progressivo, e já está atuando em Zeis [Zonas Especiais de Interesse Social] e imóveis vazios na área do centro. É a única cidade do Brasil que tem um departamento indicado a exatamente isso. Sobretudo a imóveis que não cumprem a sua função social", destacou João Sette Whitaker Ferreira.

O Brasilianas.org,   apresentado pelo jornalista Luis Nassif, vai ao ar a partir das 23 horas desta segunda-feira.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos