Pesquisa descobre vírus que afeta sistema nervoso central

Um vírus encontrado em Manaus, no Amazonas, acende um alerta para a falta de saneamento básico no estado e em outras regiões do país. O Gemycirculavirus foi descoberto em uma pesquisa feita em amostras de exames de crianças entre 0 e 10 anos acometidas por diarreia, que foram atendidas nos hospitais da cidade.

Além da diarreia, o vírus pode causar paralisia temporária das pernas e afetar o sistema nervoso central. Segundo a pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Patrícia Puccinelli Orlandi, é a primeira vez que o vírus é encontrado no Brasil.

"Através de uma colaboração que a gente tem firmado com um pesquisador, o dr. Tung Phan, da Universidade da Califórnia, a gente enviou para ele 500 amostras. Ele fez o teste para o vírus. E aí a gente acabou descobrindo um novo vírus, que é o Gemycircularvirus que tava acometendo 1% das fezes diarreicas dessas crianças. De 500 amostras, a gente identificou em cinco".

A pesquisadora ressaltou que, apesar de ter sido descoberto em Manaus, o vírus pode estar presente em outras regiões do país. Fora do Brasil, o vírus foi identificado em países pobres como Sirilanka, Índia e Camboja.

O Gemycircularvirus é transmitido pelo consumo de água contaminada com fezes portadoras do vírus. Por isso, de acordo com a pesquisadora, a falta de saneamento básico em várias regiões do país é preocupante.

"Eu acho que é um problema de todo o Brasil, mas é acentuado demais nas regiões Norte e Nordeste. Na região Norte a gente tem de 7% a 10% de saneamento básico somente. Então esse é o agravante principal das doenças de transmissão hídrica, porque, está comprovado em estudos, que se você tiver saneamento básico, você diminui os casos de diarreia em 80%"

A pesquisadora disse que pretende criar uma metodologia que possa identificar o Gemycircularvirus e outros vírus. A intenção é disponibilizá-la para os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos