Ministro se reúne com embaixadora norte-americana para tratar de Zika

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, se reúne neste momento com a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, para tratar da epidemia de Zika no país. O encontro bilateral, segundo a pasta, tem como objetivo intensificar a cooperação entres as duas nações para o desenvolvimento de pesquisas para diagnóstico, controle, vacina e tratamento contra a infecção.

A previsão é que o debate ocorra durante todo o dia e seja retomado amanhã (19), na sede da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), em Brasília. Ao final do encontro, as autoridades de ambos os países devem elaborar um plano de trabalho geral com cronograma de atividades definido em relação às ações de resposta à epidemia e, também, aos casos de microcefalia possivelmente associados ao vírus.

Técnicos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), iniciaram esta semana um estudo de caso controle de microcefalia relacionada ao Zika na Paraíba. O objetivo é estimar a proporção de recém-nascidos com a malformação associada à infecção, além do risco apresentado pelo vírus.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos