Metalúrgicos ocupam pelo quinto dia fábricas falidas no interior paulista

Empregados de duas fábricas da Mabe Brasil Eletrodomésticos Ltda ocupam hoje (19) pelo quinto dia consecutivo duas unidades da empresa, em Campinas e Hortolândia, no interior paulista. A empresa mexicana produz geladeiras e fogões das marcas Continental e Dako. Os funcionários cobram o recebimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o seguro-desemprego.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região, Sidalino Orsi Júnior, a empresa entrou em falência, no último 15, e até agora, os cerca de 1,6 mil trabalhadores não receberam as guias para o saque do FGTS nem os termos para dar entrada nos seguro-desemprego.

Sidalino Orsi disse que, em reunião com o síndico da massa falida, foi exigida a desocupação para posterior negociação de pagamentos a que os trabalhadores têm direito. No entanto, o líder sindical defende a ocupação dos metalúrgicos. De acordo com ele, o sindicato irá consultar uma empresa de advogacia especializada para avaliar se cabe algum recurso para derrubar a falência.

Na opinião dele, houve uma manobra financeira dos responsáveis pela companhia nos procedimentos desde o pedido de recuperação judicial, em 2013 até resultar na falência, no último dia 15. "É um golpe para forçar a empresa a quebrar e, depois, conseguir um novo CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica], retomando a produção com mesmos maquinários e instalações sem nenhum passivo jurídico".

A reportagem da Agência Brasil tentou entrar em contato com o advogado da Mabe, mas não obteve retorno até a publicação do texto.

A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça divulgou ontem (18) uma nota de alerta aos clientes que, eventualmente, possam estar enfrentando dificuldades em contatar o fabricante. As lojas que vendem os produtos também são responsáveis pelas soluções das demandas, diz o comunicado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos