É impossível estimar quantos terão o vírus Zika este ano no Brasil, diz ministro

Brasília - O ministro Marcelo Castro conversa com a imprensa sobre a nova vacina de combate ao vírus Zika, ao chegar ao Ministério da Saúde (Valter Campanato/Agência Brasil)

Ensaios clínicos para elaboração de vacina  contra

a dengue entram na terceira etapa, diz o ministro

da Saúde, Marcelo Castro Arquivo/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo de Castro, afirmou hoje (26) que é impossível estimar quantas pessoas terão o vírus Zika no Brasil este ano.

Marcelo Castro lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) previu uma pandemia de zika nas Américas, com exceção do Chile e do Canadá, por causa do clima, e que isso poderia resultar em 4 milhões de pessoas infectadas.

"Desses 4 milhões, 1,5 milhão de casos seriam só no Brasil. É uma previsão que precisamos respeitar. Hoje, já são 29 os países das Américas que têm o vírus circulando e contaminando as pessoas de forma autóctone", disse o ministro, depois de visitar o Hospital Municipal de Vila Catarina, na zona sul da capital paulista.

Vacina contra dengue

Castro destacou que, na semana passada, teve início a terceira etapa de ensaios clínicos para elaboração da vacina contra os quatro sorotipos de dengue. Essa é a última etapa, na qual são feitos testes em um grupo de 17 mil voluntários de 14 centros do país.

"É uma aposta muito grande que estamos fazendo. Se forem confirmados os dados iniciais, poderemos ter uma vacina revolucionária, que poderá ser aplicada não só no Brasil, mas no mundo inteiro."

Ele informou que o Ministério da Saúde já distribuiu kits de diagnóstico preciso da dengue e agora está entregando kits semelhantes para o vírus Zika. "Distribuímos os testes, e pelo menos 24 laboratórios centrais do país e mais quatro de referência já estão fazendo os testes. A partir do próximo mês, vamos adquirir kits que foram desenvolvidos pela Fiocruz [Fundação Instituto Oswaldo Cruz] que vão dar o resultado imediato das três doenças."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos