Fifa inicia votação para eleger novo presidente

Congresso de federações elege sucessor de Blatter na Fifa

O congresso de federações filiadas à Fifa vai eleger hoje o sucessor de Blatter na presidência da instituição Imagem Fifa/Patrick Kraemer/Agência Lusa

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) iniciou há pouco o processo de votação que vai eleger o novo presidente da entidade. O congresso das 209 federações filiadas, que definirá o sucessor de Joseph Blatter, acontece hoje (26) em Zurique.

O ítalo-suíço Gianni Infantino, 45 anos, e o xeque do Bahrein Salman bin Ebrahim Al Khalifa, 50 anos, são os favoritos à sucessão de Blatter, 79 anos, que renunciou ao cargo em 2 de junho de 2015 - quatro dias após ter sido reeleito para um quinto mandato consecutivo.

Blatter renunciou depois que as autoridades de Justiça dos Estados Unidos e da Suíça deflagaram uma operação internacional contra a corrupção no futebol. A entidade foi obrigada a esclarecer denúncias de que seus principais dirigentes cobravam propina para negociar contratos de marketing, transmissão de jogos e a escolha dos países-sede da Copa do Mundo.

Os outros candidatos à presidência da Fifa - o príncipe jordaniano Ali e o francês Jérôme Champagne -  aparecem muito atrás nas intenções de voto. Mais cedo, o sul-africano Tokyo Sexwale anunciou que desistiu de concorrer ao cargo.

Já o francês Michel Platini, que inicialmente aparecia como sucessor provável de Blatter, decidiu retirar sua candidatura depois de ter sido suspenso pela Comissão de Ética da Fifa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos