Topo

FMI pede manutenção de reformas para restaurar confiança no crescimento

26/02/2016 08h58

Diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde

Diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine LagardeMarcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, pediu hoje (26) aos países do G20 que mantenham o processo de reformas estruturais com o objetivo de restaurar "a confiança na recuperação em curto prazo".

"O crescimento está abrandando" em todo o mundo e, por isso, é importante continuar a falar das reformas, disse Lagarde na abertura de seminário paralelo à reunião de representantes financeiros do G20, iniciada hoje em Xangai, na China.

 A diretora destacou que o crescimento nos países mais avançados continua a ser modesto e está em perigo em algumas economias emergentes. "Tudo isso afeta os mercados financeiros e, por sua vez, baixa a confiança [na economia]. É importante aumentar a confiança na recuperação em curto prazo", acrescentou.

Em evento posterior, um fórum organizado pelo Instituto de Finanças Internacionais paralelamente à reunião do G20, Lagarde apelou a esses países para que atuem na frente monetária, fiscal e das reformas estruturais, de forma corajosa, ampla e conjunta. "Não têm de apresentar uma nova receita, apenas têm de cumprir os seus compromissos com firmeza", disse a diretora do FMI.

As declarações de Lagarde ocorrem dois dias depois de o fundo ter divulgado relatório em que alerta que "existem maiores riscos de que a recuperação descarrile, no momento em que a economia global é altamente vulnerável a choques adversos ".

O FMI reduziu as previsões de crescimento da economia mundial, que agora são 3,4% para 2016 e 3,6% para 2017.