Chuvas e frente fria colocam o Rio em estágio de atenção

A frente fria que chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira (29), causando transtornos e retardando a volta para casa depois de um dia de trabalho, deverá continuar sobre o estado até pelo menos o final de semana. Até lá, o Rio continuará sob estágio de atenção, de acordo com o Centro de Operações da prefeitura.

O estágio de atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. A cidade amanheceu nesta terça-feira com céu nublado e possibilidades de pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia, com as temperaturas máxima e mínima variando entre 20 e 27 graus.

Ontem, a forte chuva que castigou o Rio a partir do início da tarde e boa parte da noite infernizou a vida da população, alagou ruas e avenidas, derrubou árvores, causou mais de 40 pontos de alagamentos e deu um nó no trânsito de norte a sul da cidade.

O Aeroporto Santos Dumont foi fechado para pouso e decolagem e cerca de 50 voos acabaram cancelados até a noite de ontem, enquanto o Aeroporto Internacional Galeão-Tom Jobim operava por instrumentos. No Hospital do Fundão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cirurgias foram canceladas devido a goteiras no centro cirúrgico.

Ao falar sobre o impacto do temporal sobre a cidade, o prefeito Eduardo Paes ressaltou que o mau tempo veio em um momento de maré cheia, o que agravou ainda mais os problemas. As inúmeras obras de modernização da cidade, muitas das quais voltadas para a melhoria do sistema de mobilidade com vistas aos Jogos Olímpicos Rio 2016, também afetaram o já problemático sistema de drenagem da cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos