Dinamarca vai enviar 400 militares para o Iraque e sete caças para a Turquia

A Dinamarca vai reforçar a sua participação na coligação internacional que combate o grupo extremista Estado Islâmico, com o envio de 400 militares e oito aviões para o Iraque e a Turquia, anunciou hoje o governo.

Os aviões - sete caças F-16 e um avião de carga - vão para a base na Turquia para bombardear alvos na Síria e no Iraque, enquanto as tropas serão destacadas para o Iraque, disse o primeiro-ministro, Lars Lokke Rasmussen.

"O governo quer intensificar o combate contra a organização terrorista Estado Islâmico. Enviar homens e mulheres é uma decisão séria, por isso posso assegurar que o projeto do governo obteve amplo apoio dos partidos do Parlamento", acrescentou em comunicado divulgado após uma reunião da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros. A proposta deve ser votada no dia 19 de abril.

A Dinamarca já integra a coligação internacional mas, até o momento, apenas interveio no Iraque, onde manteve sete caças F-16 durante um ano, entre o segundo semestre de 2014 e o segundo semestre de 2015.

Atualmente, 120 soldados dinamarqueses estão na base aérea Al-Asad, no Iraque, em missão de treinamento de militares iraquianos e curdos.

O novo contingente deve entrar em ação em meados de 2016, mas o período que as tropas ficarão no Iraque não foi especificado.

"Isso não quer dizer que os soldados dinamarqueses vão combater diretamente. Mas podem sofrer ataques e por isso terão um mandato amplo", disse o chefe da diplomacia dinamarquesa, Kristian Jensen.

A decisão tomada é "uma resposta a um pedido dos Estados Unidos e a sequência natural" do envolvimento dinamarquês na coligação depois da retirada dos F-16, no ano passado, disse o porta-voz do ministro, Lars Peter Levy.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos