Em homenagem à mulher, museu abre mostra sobre o universo feminino em Niterói

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira, o Museu do Ingá, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, inaugurou hoje (8) uma exposição que tem como tema o universo feminino nas artes. Na mostra O Feminino no Ingá, a mulher está presente tanto na condição de criadora como de inspiradora da arte, em diferentes épocas.

A seleção de obras foi feita entre as que compõem o acervo do museu, instalado no Palácio do Ingá, que já sediou  o governo fluminense, quando Niterói era a capital do antigo estado do Rio de Janeiro, que, em 1975, se fundiu com o então estado da Guanabara para formar o atual estado. Oficialmente chamado de Museu de História e Arte do Estado do Rio de Janeiro, ele é mais conhecido pelo nome do prédio onde funciona, construído no século 19.

Moça na Janela, obra de Djanira exibida na exposição

Moça na Janela, obra de Djanira está na exposição O Feminino no IngáReprodução/Secretaria Estadual de Cultura do RJ

"O museu tem poucas obras de autoria de mulheres, mas deparamos com dois quadros de Djanira, Ciranda e Moça na Janela. Olhando esse último, me veio à reflexão sobre o que querem as mulheres neste século 21. Este foi o ponto de partida da mostra", explica a coordenadora de História e Pesquisa do museu, Andrea Tello, uma das organizadoras da exposição.

Completam a mostra esculturas, cerâmicas e peças de arte popular que remetem ao universo do trabalho feito pela mulher no ambiente doméstico, como as rendas de bilro e instrumentos de fiar. Segundo Andrea Tello, esses objetos, resultados artísticos de fazeres tipicamente femininos, também procuram levar o visitante a uma reflexão: "Em 2016, a mulher continua lutando pela igualdade salarial e por dignidade no trabalho, as mesmas reivindicações que motivaram a criação do Dia Internacional da Mulher'".

A exposição O Feminino no Ingá fica em cartaz até o dia 31 de março e pode ser vista de terça a sexta-feira, das 11h às 17h, e sábados e domingos, das 13h às 17h. A entrada é grátis e o museu fica na Rua Presidente Pedreira, 78, no Ingá, em Niterói, região metropolitana do Rio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos