Ministro do Esporte diz que tribunal antidoping será criado dentro do prazo

O ministro do Esporte, George Hilton, afirmou hoje (8) que a criação de um tribunal que centralize os casos de dopagem no país será cumprida dentro do prazo exigido pela Agência Mundial Antidopagem (Wada), que termina em 18 de março.

Brasília - O Ministro do Esporte, George Hilton, lança o programa Futebol Para Todos. O objetivo da ação é destinar recursos para estruturar e organizar campeonatos de futebol não profissionais, com times masculin

Para George Hilton, a mudança pode ocorrer por meio de medida provisória ou decretoArquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com George Hilton, o ministério e a Casa Civil estão estudando a melhor forma de fazer a mudança, que pode ocorrer a partir de uma medida provisória ou decreto.

"A gente está tentando, por meio da Casa Civil, fazer uma mudança na legislação que permitiria criar de forma específica esse tribunal", informou o ministro. Segundo ele, a exigência será atendida nos próximos dias. "Há um entendimento de que é preciso cumprir essa exigência para o bom funcionamento do laboratório."

Caso as exigências sejam descumpridas, a Wada pode declarar o Brasil como em desconformidade e suspender a acreditação do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). Dessa forma, ele ficaria impossibilitado de realizar testes de controle de dopagem durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Ainda segundo o ministro, a mudança não é unânime na Justiça Desportiva brasileira. "Temos conversado com os tribunais desportivos do país. Alguns concordam e outros entendem que não deveria haver um tribunal específico antidoping".

Além da criação do tribunal, a Wada pede que o Brasil defina a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) como a única Autoridade de Teste no Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos