Hotéis podem ficar lotados no interior da Bahia na Semana Santa, diz associação

Hotéis podem ficar lotados no interior da Bahia durante Semana Santa

As praias mais procuradas são as de Porto Seguro, Itacaré, Arraial c'Ajuda, Morro de São Paulo e Santa Cruz de Cabrália, segundo a Associação Brasileira da Indústria de HotéisAscom/Setur/BA

No feriadão da Semana Santa, algumas regiões no interior da Bahia terão ocupação de 100% no setor hoteleiro, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH - Bahia). É o caso de Porto Seguro, cidade onde o Brasil foi descoberto. O centro histórico e as praias, como Arraial d'Ajuda, são os locais mais procuradas. Também entram na lista as praias de Itacaré e Morro de São Paulo, esta localizada no município de Cairu.

"Os postos do interior, antigamente, não eram tão divulgados, não tinham tantas opções. Hoje, todos têm infraestrutura, aeroportos e qualidade do turismo. O crescimento de outros destinos turísticos acaba competindo, um pouco, com Salvador, até mesmo no litoral Norte, onde há muitos resorts", disse o presidente da ABIH Bahia, Glicério Lemos.

A Chapada Diamantina é um dos destinos baianos com maior número de pontos turísticos naturais e de aventuras, com vales, cachoeiras, trilhas e rios. A região pode ter entre 90% e 100% de reserva em hotéis e pousadas.

Já em Salvador, as reservas estão em torno de 70% da ocupação, dos cerca de 40 mil leitos, de acordo com a ABIH. A associação diz que, nos últimos anos, a cidade passou por um período de desvalorização e depredação de pontos turísticos. Mas com a revitalização dos principais destinos turísticos da cidade - como as orlas da Barra e do Rio Vermelho - a situação vem melhorando desde o ano passado, que registrou 59% de ocupação no último feriadão da Semana Santa.

"Salvador passou por muito desgaste, os pontos turísticos ficaram abandonados e a cidade passou por uma fase muito ruim. Isso provocou, naturalmente, uma fuga dos turistas que procuram uma cidade que é boa para os moradores. Mas [Salvador] está se recuperando muito bem. As obras de requalificação trouxe ocupações melhores aos hotéis, principalmente na Barra", ressaltou o presidente da ABIH Bahia.

Lemos destacou que, na capital baiana, a Barra é o primeiro local mais visitado pelos turistas, por ter pontos turísticos conhecidos mundialmente, como Farol e Porto da Barra. Em seguida, vem o bairro de Itapoã, citado nas canções do poeta e compositor Vinícius de Moraes e onde também existe o farol de mesmo nome. O terceiro destino turístico é o bairro Rio Vermelho, conhecido pela vida noturna, com bares, restaurantes e casas de shows à beira da praia.

No litoral norte, próximo a Salvador, os hotéis podem ter ocupação de 90%, com destaque para a Praia do Forte, Sauípe, Itacimirim, Guarajuba e Arembepe. A ABIH registra ocupação entre 85% e 100% nos resorts da região.

Segundo a pesquisa mais recente do Ministério do Turismo, Salvador é o sexto destino turístico do mundo para lazer e, também, para viagens de negócios, eventos e convenções. Para outros tipos de viagens, a capital baiana é a terceira mais visitada no país. O estudo mostra ainda que mais da metade dos turistas que visitam à cidade, já o fizeram outras vezes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos