Cinco aeroportos franceses tem voos cancelados devido à greve de controladores

As companhias aéreas cancelaram hoje (21) um terço dos voos nos aeroportos franceses de Paris-Orly e Marselha, e 20% em Beauvais, Lyon e Nice, no segundo dia de greve dos controladores aéreos.

A Direção Geral de Aviação Civil (Dgac) determinou às companhias aéreas que reduzam os seus programas para hoje (21), por causa da continuidade da greve, que levou, nesse domingo, a alterações em outras plataformas aeroportuárias, informa a agência Efe.

A Dgac, que teve de pedir, ontem à tarde, mais cancelamentos dos que tinha previsto inicialmente, informou que, ao fim do dia, "mais de 70% dos 86.500 passageiros" que deviam partir de Paris-Orly conseguiram chegar ao destino.

O sindicato que convocou o protesto, Engenheiros de Controle da Navegação Aérea (UnsaA-ICNA) denuncia a decisão da Dgac de "acelerar a redução de pessoal em 2016" ao não substituir entre 20% e 35% dos controladores que se aposentam, e também "a falta de investimento nos últimos anos", o que mantém sistemas antiquados, com problemas frequentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos