Braga diz que resultado financeiro da Petrobras teve impacto da Lava Jato

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse hoje (22) que a Operação Lava Jato teve impacto no resultado financeiro da Petrobras em 2015, divulgado ontem (21). "Todos sabemos que tem custos operacionais não restabelecidos em função de pendências ainda do aspecto jurídico e do aspecto estrutural da operação Lava Jato", disse Braga.

O resultado financeiro da Petrobras mostrou um prejuízo de R$ 34,836 bilhões em 2015. Braga também ressaltou como fatores para o resultado negativo da estatal a queda do preço do barril do petróleo e o impacto do câmbio.

"Boa parte do empréstimo da Petrobras é em dólar, e isso impactou o endividamento da Petrobras, o sistema de produção da Petrobras, porque tem muitos componentes que ainda precisam de importação".

Para Braga, a divulgação do balanço da Petrobras mostrou "absoluta transparência" por parte da empresa. "Acho que foi importante a decisão da Petrobras porque demonstra mais uma vez que estamos com absoluta transparência apresentando uma contabilidade confiável para os acionistas, o empreendedor, o mercado, a sociedade brasileira."

O ministro disse que em breve o governo vai anunciar medidas adicionais às que já foram divulgadas recentemente para estimular o setor de petróleo e gás. "Nós estabelecemos parâmetros, indicamos a perspectiva de investimentos e estamos bastante otimistas".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos