OMS: 1ª onda de infecções por Zika pode acabar antes que vacina fique pronta

Rio de Janeiro - A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, visita a Fundação Oswaldo Cruz (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, diz que há 23 projetos em desenvolvimento no mundo para combater o vírus Zika Agência Brasil/Fernando Frazão


A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse hoje (22) que a primeira grande onda de infecções pelo vírus Zika no mundo pode acabar antes que a vacina fique pronta. Segundo ela, 23 projetos estão em desenvolvimento nos Estados Unidos, na França, no Brasil, na Índia e na Áustria.

"Especialistas concordam que o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Zika é imperativo", disse. "Projetos em andamento podem iniciar testes clínicos antes do fim de 2016, mas podem ser necessários anos até que uma vacina completamente testada e licenciada esteja disponível", completou.

Ainda de acordo com a diretora-geral da OMS, mais de 30 empresas trabalham atualmente no desenvolvimento de novos testes para diagnóstico da infecção por Zika. "No que diz respeito a novos produtos médicos, especialistas concordam que um teste para diagnóstico confiável e disponível no ato do atendimento é a mais urgente prioridade", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos