Ministério lança mapa interativo para acompanhar caminho da tocha olímpica

rio2016_banner

Falta pouco para a tocha olímpica começar a percorrer o Brasil. No dia 3 de maio, em Brasília, a tocha começa sua peregrinação pelo país até a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. A tocha passará por 329 cidades em três meses e o trajeto poderá ser acompanhado por um mapa interativo lançado hoje (4) pelo Ministério do Turismo.

Com o mapa, será possível saber em que parte do país a tocha está. A chama olímpica vai cruzar todo o Brasil, passando pelo Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal, Caatinga, Pampa e Amazônia. O símbolo vai passar por metrópoles como Salvador, Belo Horizonte e São Paulo, mas também visitará pequenos municípios em todo o país, em um total de cerca de 28 mil quilômetros percorridos.

Rio de Janeiro - A judoca Érika Miranda durante a divulgação do uniforme dos carregadores da tocha olímpica no Comitê Rio 2016, na Cidade Nova, centro da cidade (Tomaz Silva/Agência Brasil

A judoca Érika Miranda durante a divulgação do uniforme dos carregadores da tocha olímpicaArquivo/Tomaz Silva/Agência Brasil

De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha, em percursos de cerca de 200 metros.

Entre os condutores do fogo olímpico, estão a ex-ginasta Laís Souza, a jogadora de vôlei bicampeã Olímpica Fabiana, o jovem arqueiro indígena Gustavo dos Santos e o nadador paraolímpico Clodoaldo Silva.

Outros atletas e ex-atletas também carregarão a tocha, como o nadador Gustavo Borges e a ex-tenista Maria Esther Bueno. Personalidades de outras áreas, como música e internet, também vão participar do revezamento.

Segundo o ministério do Turismo, nos últimos anos, foram investidos R$ 3,3 bilhões em obras de infraestrutura nos destinos da tocha e no caminho pelo qual ela passará. Entre essas obras, estão a pavimentação de estradas turísticas, a restauração de prédios históricos e a urbanização e saneamento de praias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos