Aumenta prazo de contribuições para mudanças no transporte aéreo

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prorrogou até o dia 2 de maio o prazo para receber contribuições sobre a proposta de revisão das Condições Gerais de Transporte Aéreo. O objetivo da proposta é consolidar os regulamentos do setor, agregando em um único normativo todas as condições gerais de transporte e os direitos de assistência aos passageiros.

A proposta prevê mudanças em relação à franquia de bagagens e o reembolso no caso de desistência. Há também alterações nas regras de assistência ao passageiro em caso de atraso ou cancelamento de voo. Segundo a Anac, o objetivo é aprimorar direitos dos passageiros e incentivar a concorrência.

Entidades dos direitos dos consumidores, como a Proteste, vêm contestando as mudanças propostas pela Anac, afirmando que elas representam um retrocesso para o usuário do transporte aéreo.

O prazo de contribuição, que acabaria no dia 10 de abril, foi prorrogado a pedido de instituições que participaram da audiência pública presencial feita na última terça-feira (5), em Brasília. Outra audiência presencial será realizada amanhã (8), em São Paulo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos