Levantadores de peso participam de evento-teste para Olimpíada no Rio

A equipe brasileira de levantamento de pesos, integrada por 15 atletas, sendo sete mulheres e oito homens, disputa, a partir de hoje (7), no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade, o Campeonato Sul-americano, que é o evento-teste da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O campeonato vai se estender até o próximo domingo (10) e reunirá mais de 100 atletas de vários países, englobando dez equipes da América do Sul e seleções convidadas, como dos Estados Unidos e Tailândia, informou a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP).

O evento-teste dará condições ao Comitê Organizador Local dos Jogos Olímpicos de testar os equipamentos e a tecnologia dos painéis que mostram os resultados das provas, além do controle de 'doping', entre outros itens.

O levantamento de pesos é composto por duas provas: arranco e arremesso. Os atletas têm três chances em cada prova. O arranco consiste em erguer a barra acima da cabeça com apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta apoia primeiro a barra nos ombros para em seguida erguê-la sobre a cabeça. Atinge a melhor pontuação quem soma o maior peso levantado nas duas provas. O levantamento é dividido em 15 categorias de peso corporal: 56 kg, 62 kg, 69 kg, 77 kg, 85 kg, 94 kg, 105 kg, e mais de105 kg, para homens; e 48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg, e mais de 75 kg, para mulheres.

A seleção nacional que disputa o Campeonato Sul-americano é composta, do lado masculino, pelos atletas Fernando Reis (acima de 105 kg) e bicampeão pan-americano, Mateus Machado (até 105 kg), Romário Martins (94 kg),  Josué Lucas da Silva (85 kg), Rafael Machado (77 kg), Jonatan dos Santos (77 kg), Mateus Delan (69 kg) e Gabriel Fernandes (62 kg). Do lado feminino, defendem o Brasil no evento-teste as atletas Jaqueline Ferreira (75 kg), Liliane Menezes (69 kg), Bruna Piloto (63 kg), Eliane Ferreira (também 63 kg), Rosane Santos (58 kg), Letícia Moraes (53 kg) e Luana Madeira (48 kg).

Até julho, a CBLP prevê definir a seleção brasileira olímpica. Como sede dos Jogos, o Brasil tem cinco vagas garantidas para pesistas. Serão duas vagas para mulheres e três para homens. Antes, os atletas ainda disputarão o Campeonato Pan-americano, considerado etapa pré-olímpica das Américas, entre os dias 2 e 10 de junho, possivelmente na Colômbia. (Alana Gandra)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos