Justiça do Trabalho está na vanguarda da digitalização de processos

Além da grande economia de papel e de energia elétrica, a digitalização de processos traz, também, maior transparência e rapidez na tramitação. De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), aproximadamente 6,3 milhões de processos trabalhistas já foram digitalizados, o que representa 84% dos 7,5 milhões de processos digitalizados  em todas as instâncias do Judiciário no país.

Para o presidente do CSJT, ministro Ives Gandra Martins Filho, a Justiça do Trabalho é vanguardista no Poder Judiciário. "No Brasil, com mais de 70 milhões de processos, apenas 10% estão em via eletrônica. Nesse processo de digitalização, quem efetivamente se engajou foi a Justiça do Trabalho, que tem hoje praticamente 100% dos processos em via eletrônica", salientou.

Para o ministro, o próximo desafio é tornar a aparência do processo judicial eletrônico cada vez mais amigável. "Os programas vão se sucedendo e evoluindo para que a pessoa não precise de ajuda, para que os comandos sejam intuitivos. Temos trabalhado muito para fazer com que cada versão desse sistema facilite ainda mais a vida do advogado, do procurador e do juiz; e que as pessoas possam acessar de qualquer parte do Brasil e do mundo", disse Ives Gandra.

O sistema de Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (Pje-JT), instalado em 2011, é utilizado pelos 24 tribunais regionais do Trabalho, e está integrado com praticamente 100% das varas do Trabalho em todo o país. A exceção são algumas varas localizadas especificamente no TRT da 8ª Região, no Pará, que não têm infraestrutura mínima de telecomunicação compatível com os requisitos do sistema para funcionarem.

O Tribunal Regional do Trabalho em Campinas (SP) é o que mais utiliza o sistema eletrônico, com cerca de 890 mil processos registrados. Na sequência, estão os tribunais do Rio de Janeiro e São Paulo, com 812 mil e 727 mil processos trabalhistas, respectivamente.

O número de usuários que acessam o Pje-JT quase dobrou neste ano, comparado ao mesmo período do ano passado. Subiu de 588 mil, em 2015, para 965 mil este ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos