Comitê Olímpico diz que 98% das obras para os Jogos do Rio estão prontas

rio2016_banner

Cerca de 98% das obras e equipamentos dos Jogos Olímpicos Rio 2016 estão prontos, segundo avaliação da presidenta da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos, Nawal El Moutawakel, que participou hoje (13) da 10ª e última reunião do grupo no Rio. Ainda faltam ser concluídas as obras do velódromo e a liberação do Estádio João Havelange, o Engenhão.

"O último esforço é sempre o mais difícil. Mas acreditamos que os Jogos Rio 2016 deixarão o país muito orgulhoso. Esta crença vem do fato de que muitas das arenas estão hoje finalizadas, com 98% delas concluídas. Nós tivemos 33 eventos-teste realizados com sucesso, com excelente retorno dos atletas e das federações", disse Nawal.

Rio de Janeiro - A presidenta da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos, Nawal El Moutawakel, e presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, fazem balanço da reunião (Fernando Frazão/A

A presidenta da Comissão de Coordenação do COI para os Jogos, Nawal El Moutawakel, e o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur NuzmanFernando Frazão/Agência Brasil

Perguntada se as turbulências políticas no Brasil, em meio à discussão do impeachment da presidenta Dilma Rousseff; e no mundo, com ações de terrorismo, podem afetar a realização dos Jogos, a coordenadora destacou que o espírito da Olimpíada é o oposto.

"Acho que esporte tem a ver com solidariedade, em aproximar a humanidade. É sobre competição de excelências. Então eu espero que este seja o espírito dos Jogos".

Sobre o fato de várias das empreiteiras contratadas para construir as arenas da Olimpíada serem citadas na Operação Lava Jato, integrantes do COI disseram que o processo legal para as obras se deu de forma absolutamente transparente e dentro da lei.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos