Secretaria de Educação do Rio antecipa para maio férias nas escolas ocupadas

Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) decidiu antecipar as férias escolares para o dia 2 de maio nos colégios da rede pública ocupados por estudantes. Nas outras unidades, o recesso ocorrerá no período de 1º a 27 de agosto, conforme o calendário escolar. As escolas que estão ocupadas atualmente terão que funcionar em agosto.

O governo do Rio diz que há 57 escolas ocupadas em todo o estado. Segundo a Associação Nacional dos Estudantes Livres (Anel), o total chega a 64, segundo publicação em sua página no Facebook. O movimento começou com a ocupação do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, zona norte do Rio, no dia 21 de março.

Rio de Janeiro - Alunos do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, permanecem na escola após Justiça suspender laudo de reintegração de posse (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, ocupado desde o fim de marçoTânia Rêgo/Agência Brasil

O secretário de Educação, Antonio Vieira Neto, já recebeu estudantes de colégios ocupados e do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) para ouvir as reivindicações.

A secretaria se comprometeu a adotar algumas medidas caso as escolas sejam liberadas. Entre as mudanças está a garantia de mair participação dos estudantes nas decisões escolares, com a organização de grêmios e o fortalecimento dos conselhos escolares.

Greve

Os profissionais da rede estadual de Educação, em greve desde o dia 2 de março por melhores condições de trabalho e ensino decidiram hoje (19), em assembleia, manter a paralisação. A próxima assembleia geral está marcada para o dia 28. No mesmo dia, a categoria fará um protesto unificado em frente à sede do RioPrevidência, no centro do Rio, para exigir a regularização do pagamento dos aposentados e pensionistas do estado que recebem mais de R$ 2 mil líquidos. Por causa da crise econômica do governo do Rio, esses inativos só receberão os vencimentos de março até o dia 12 de maio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos