Hillary Clinton e Donald Trump ganham as primárias de Nova York

José Romildo - Correspondente da Agência Brasil

A democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump ganharam as eleições primárias de seus respectivos partidos feitas nessa terça-feira (20) em Nova York. Com essas vitórias, os dois candidatos consolidam a liderança na corrida para representar, respectivamente, os partidos Democrata e Republicano nas eleições de novembro deste ano.

As pesquisas já apontavam os dois candidatos como vencedores, mas tanto os comitê democrata quanto o republicano temiam possíveis surpresas. Pelo lado dos democratas, o candidato Bernie Sanders, que vem adotando um discurso contrário à hegemonia do sistema financeiro, agora encontra-se diante do dilema de prosseguir na corrida eleitoral ou abandonar a candidatura, uma vez que a distância entre Sanders e Hillary Clinton vem se alargando.

O candidato Donald Trump, ao vencer em Nova York, reforça a possibilidade de ganhar a nomeação do Partido Republicano antes da convenção partidária marcada para julho.

Trump, durante a campanha, falou muito de suas raízes em Nova York, o que aumentou a identidade entre o candidato e a população do estado. Com a derrota, os outros dois candidatos - o governador de Ohio John Kasich e o senador do Texas Ted Cruz - também aumentaram a distância em relação a Trump, o que leva muitos analistas a indagar se não é hora de Trump ficar sozinho na campanha.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos