Aberta na ONU reunião que tratará do Acordo de Paris para reduzir efeito estufa

Da Agência Brasil

O presidente da França, François Hollande, foi o primeiro chefe de Estado a discursar hoje (22) na sessão de abertura da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris, iniciada há pouco, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A presidenta Dilma Rousseff também irá discursar. Ela está na sede da ONU acompanhada do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Representantes de cerca de 160 países assinam o acordo de Paris, que objetiva combater os efeitos das mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A cerimônia de assinatura do documento, fechado em dezembro de 2015, depois de difíceis negociações entre 195 países e a União Europeia, ocorre na sede da ONU, no Dia Mundial da Terra.

Para entrar em vigor em 2020, o acordo, no entanto, só se concretizará quando for ratificado por 55 nações responsáveis por, pelo menos, 55% das emissões de gases de efeito de estufa.

Depois da adoção do texto em Paris, ainda é necessária a assinatura do acordo, até fim de abril de 2017, seguida da ratificação nacional, conforme as regras de cada país, podendo ser por meio de votação no parlamento ou de decreto-lei, por exemplo.

* Com informações da Agência Lusa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos