Topo

Exposição Paisagens Culturais é tema da Semana dos Museus em Niterói

Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil

26/04/2016 21h35

A Semana dos Museus, evento anual realizado em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) terá sua 14ª edição de 16 a 22 de maio. No estado do Rio de Janeiro, o Museu do Ingá, em Niterói, antecipou sua programação para o evento, inaugurando hoje (26) uma exposição inserida no tema da semana, que é a relação entre as instituições e as paisagens culturais.

Com o título de Paisagens Culturais: intervenções no estado do Rio de Janeiro, a mostra apresenta 15 telas de uma das coleções do Museu do Ingá, a do pintor Lucílio de Albuquerque, que viveu no Rio, na segunda metade do século 19. Renomado paisagista, ele pintou cenários naturais do Rio de Janeiro e de Niterói que ao longo do século 20 passaram por grandes transformações.

De acordo com a coordenadora de Museologia do Ingá, Angela Moliterno, o tema paisagem cultural "pode ser definido como qualquer paisagem em que houve uma interferência do homem". Dedicado à história politica e artística fluminense, o acervo do museu oferece várias possibilidades para uma mostra enquadrada no tema da semana.

"A pinacoteca do Ingá possui muitas obras conectadas às dinâmicas das paisagens e da natureza e, não raro, por sua importância histórica, podem ser consideradas fundadoras da ideia de paisagem cultural do Rio de Janeiro e do Brasil", destaca a museóloga. Nas obras de Lucílio de Albuquerque, a Baía de Guanabara foi retratada a partir do Rio e na visão oposta, a partir de Niterói.

Segundo Angela Moliterno, a exposição também tem um caráter interativo. "O visitante será convidado a fotografar os mesmos locais, a mesma paisagem retratada nas telas e nos enviar as fotos. Nós vamos imprimir e colocar ao lado das telas", diz.

Em maio, a programação da Semana dos Museus no Ingá também incluirá atividades como oficinas e uma roda de conversa com moradores mais antigos do Morro do Palácio, que comentarão as mudanças ocorridas na região. A exposição Paisagens culturais: intervenções no estado do Rio de Janeiro fica em cartaz até 29 de maio, e pode ser visitada de  terça a sexta-feira, das 12h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 13h às17h. O museu fica na Rua Presidente Pedreira, 78, no Ingá, em Niterói.