Taxistas protestam contra regulamentação do Uber em frente à Câmara de São Paulo

Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil

Centenas de taxistas fazem hoje (27) uma manifestação em frente à Câmara Municipal de São Paulo contra a regulamentação de aplicativos de transporte, entre eles o Uber. Os motoristas tentam barrar a aprovação do Projeto de Lei 421, de 2015, de autoria do vereador José Pólice Neto (PSD), que disciplina os aplicativos de transporte individual na cidade. A votação está marcada para ocorrer ainda nesta quarta-feira.

Os taxistas interromperam o trânsito do viaduto Jacareí, em frente à Câmara, soltam rojões e fazem buzinaços para chamar a atenção dos vereadores que estão em plenário apreciando o projeto de lei. Para pressionar os parlamentares, os sindicatos de taxistas trouxeram manifestantes também de fora do município de São Paulo, entre eles de Guarulhos (SP) e de Curitiba.

Pela proposta do vereador Pólice Neto, serão aceitos três tipos de compartilhamento de carros via aplicativos: alugar um veículo de particulares por determinado tempo, oferecer carona gratuita ou paga e prestar serviço de transporte privado individual de passageiros, como faz a empresa Uber, por meio de aplicativo do mesmo nome.

O projeto foi aprovado em primeira votação em dezembro do ano passado. Se ratificado nesta quarta-feira, será encaminhado para análise do prefeito Fernando Haddad, que poderá sancioná-lo ou vetá-lo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos