Navio da Marinha levou atendimento médico a 47 comunidades do Acre

Bianca Paiva - Correspondente da EBC

Depois de quase quatro meses em missão no Acre, o Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro, da Marinha, retornou hoje (29) a Manaus. A equipe de 70 militares atendeu 47 comunidades ribeirinhas do Médio e do Alto Juruá.

"Bateram um recorde. Atenderam a mais de 28 mil pessoas, foram 138 mil atendimentos médicos e odontológicos e mais de 338 mil medicamentos distribuídos. O balanço foi extremamente positivo", disse o segundo o vice-almirante do Comando do 9º Distrito Naval, Luís Hetch.

Durante a missão, iniciada em 08 de janeiro, também foram realizados cerca de 2,5 mil exames laboratoriais, 214 radiográficos e 203 mamografias.

"As pessoas não conheciam (a mamografia). Elas chegavam próximo ao mamógrafo, olhavam, questionavam o que era, faziam até por curiosidade. Tinha casos de dor mamária e muitos sintomas que a gente teve oportunidade de falar para as pacientes que aquilo era normal, que não era a doença [câncer de mama]", explicou o 1º Tenente Lobo, médico radiologista.

Durante a Operação Acre 2016, os ribeirinhos também receberam vacinas contra hepatite, HPV, febre amarela, poliomielite e tétano. Também foram realizados testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, dengue e malária, além de palestras sobre higiene bucal e corporal, tratamento da água e de alimentos e combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos