Receita reduz estimativa de contribuintes que vão entregar declaração do IR

Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil

Brasília - O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, fala na CPI do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais - Carf (Antonio Cruz / Agência Brasil)

O  secretário  da  Receita  Federal,

Jorge Rachid Arquivo/Agência Brasil

Depois de informar que esperava receber 28,5 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física neste ano, a Receita Federal revisou a estimativa para baixo. O secretário do órgão, Jorge Rachid, informou que agora o Fisco espera receber 28,2 milhões de documentos.

Segundo Rachid, a queda no número de declarações retificadoras foi a principal responsável pela redução da estimativa. Até agora, a Receita recebeu 915 mil declarações retificadoras do Imposto de Renda, contra 1,165 milhão no mesmo período do ano passado. "Houve diminuição no número de declarações retificadoras este ano. Isso demonstra que tanto o contribuinte como a fonte pagadora estão errando menos", disse o secretário da Receita.

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016 acaba hoje (29), às 23h59min59s. Até as 19h10, 26.922.402 declarações haviam sido enviadas.

Somente nesta sexta-feira (29), o Fisco espera receber 4 milhões de declarações. O horário de pico registrado até agora foi entre as 16h e as 17h, quando 314.161 contribuintes enviaram o documento.

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), nos quase dois meses do prazo de entrega, não houve incidentes tecnológicos com a rede do órgão, com o fluxo de envios sempre abaixo da capacidade de recebimento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos