Prêmio do PNUD alerta para necessidade de atividade física

Da Agência Brasil

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que apenas 30% da população mundial é fisicamente ativa. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem por ano de doenças associadas diretamente à inatividade física. No mundo, esse número chega a 5,3 milhões de mortes por ano.

Para conscientizar e estimular a sociedade a se exercitar, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil lançou o Prêmio Mais Movimento.

Com abrangência nacional, o prêmio vai identificar três iniciativas inovadoras que incentivem a prática regular da atividade física em todas as faixas etárias. Segundo a organização, o PNUD atua para promover e reconhecer o esporte e a atividade física como fatores de desenvolvimento humano no Brasil, atuando junto a diferentes setores para fomentar ações nesse âmbito na agenda nacional.

Jornalistas

Os vencedores receberão certificados e troféus do PNUD, atestando a relevância das iniciativas, e um kit de divulgação, fotos profissionais, vídeo editado e parecer de avaliação externa sobre a iniciativa. Para a escolha dos premiados, o júri levará em consideração a inovação, originalidade, impacto qualitativo, acesso universal, trabalho em rede, escala e potencial de multiplicação da ação.

O Prêmio Mais Movimento terá uma categoria especial para jornalistas, com o objetivo de valorizar uma reportagem que tenha contribuído para a disseminação dos objetivos da premiação. A ganhadora, após devida avaliação dos jurados, receberá um certificado e um troféu do PNUD - Prêmio Mais Movimento.

Inscrições

As inscrições vão até 29 de maio e devem ser feitas no site do programa. Podem participar pessoas ou organizações de todos os setores do Poder Público, sociedade civil, empresas e universidades. Obrigatoriamente, as iniciativas já devem ter sido implementadas há pelo menos seis meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos