União das Américas celebra chegada da Tocha Olímpica ao Brasil

Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil

Brasília - Presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia União das Américas, por ocasião da chegada da Tocha Olímpica Rio 2016 no QG do Exército (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma Rousseff abre cerimônia União das Américas, por ocasião da chegada da Tocha Olímpica Rio 2016 ao Brasil. O evento foi realizado no QG do Exército, onde os 41 países da Organização Desportiva Pan-americana foram homenageados Roberto Stuckert Filho/PR

A União das Américas, evento ocorrido nesta noite no Quartel General do Exército, em Brasília, marcou a integração dos Jogos Olímpicos brasileiros com os demais países das Américas. Com a participação da presidenta Dilma Rousseff e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Nuzman, os 41 países da Organização Desportiva Pan-americana foram homenageados.

Ao dirigir-se aos presidentes dos comitês olímpicos das Américas, a presidenta afirmou que o dia de hoje, em que a tocha olímpica chegou ao Brasil e vai percorrer todas as regiões brasileiras antes de chegar à cidade-sede, o Rio de Janeiro, é um início "importante desta festa de paz" que se constitui a Olimpíada.

"A simbologia desta reunião é que queremos compartilhar com os senhores, a Olimpíada no Brasil. Porque nós estamos num continente, e é neste, com nossos vizinhos, que queremos dividir esta festa. Sejam muito bem-vindos, o Brasil está de braços abertos, mas tem um abraço especial a todos que constituem nossa América", disse Dilma.

O presidente da Organização Esportiva Pan-Americana, Julio César Maglione, também participou da cerimônia, que contou com o acendimento de diversas tochas, pelos Dragões da Independência, representando os países do continente.

Dilma também lembrou que o Brasil vive há mais de 100 anos em paz, sem guerras, e que é um país diverso, onde negros, índios e descendentes de europeus e asiáticos representam um pouco de todos os continentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos