Onze escolas técnicas em São Paulo estão ocupadas

Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil

Onze Escolas Técnicas do Estado (ETECs) de São Paulo, administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), estão ocupadas hoje (4), de acordo com os estudantes. Além das unidades, a sede da autarquia também foi ocupada por um grupo de alunos.

As instituições atualmente ocupadas são: ETEC Santa Ifigênia (Luz), ETEC São Paulo (Luz), ETEC Paulistano (Jardim Paulistano), ETEC Basilides de Godoy (Vila Leopoldina), ETEC Jaraguá (Jaraguá), ETEC Pirituba (Pirituba), ETEC Embu das Artes (Embu das Artes), ETEC Zona Sul (Jardim Vergueiro), ETEC Mandaqui (Santana), ETEC Horácio Augusto Silveira (Vila Guilherme), ETEC Prof. Aprígio Gonzaga (Penha).

Os estudantes ocuparam as escolas em protesto contra cortes na merenda e denúncias de corrupção nos contratos de alimentação escolar. No domingo (1º), a Justiça paulista determinou a reintegração de posse do prédio do CPS, mas estudantes decidiram permanecer no local. Na segunda-feira (2), um batalhão da Polícia Militar entrou no local por volta de 11h30 e permaneceu lá durante toda a tarde, ação considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, já que o mandado de desocupação não havia sido expedido.

Uma audiência sobre a reintegração de posse da sede do CPS ocorre esta tarde no Fórum Hely Lopes Meirelles, no centro da capital paulista, e é acompanhada por estudantes e representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Procuradoria do Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos