Saída do Reino Unido da UE ameaçará a paz na Europa, diz Cameron

Da Agência Lusa

O Reino Unido estará em maior segurança na União Europeia (UE) e se o referendo de 23 de junho estabelecer a saída dos "28", a paz na Europa poderá ficar ameaçada, afirmou hoje (9) o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

"A União Europeia tem contribuído para reconciliar países que tiveram problemas durante décadas", acrescentou Cameron em discurso no Museu Britânico, em Londres, lembrando os conflitos que sacudiram a Europa nos últimos séculos.

Para o primeiro-ministro, é do "interesse do Reino Unido manter o objetivo comum na Europa", de forma a evitar futuros conflitos entre países europeus. Ele defendeu que o Reino Unido se mantenha como Estad0-Membro da UE para que esse esse objetivo seja alcançado.

"Cada vez que fechamos a porta à Europa, mais cedo ou mais tarde acabamos por lamentar, quer sejamos nós a influenciar a Europa ou ela a nos influenciar", destacou.

O primeiro-ministro britânico insistiu no fato de que a UE amplia os poderes do Reino Unido no mundo, ideia contrariada pelos que defendem a saída dos "28", que sustentam que a influência do país será maior fora da comunidade europeia.

"Nesta perigosa situação atual, a maior cooperação possível com os vizinhos europeus é essencial", insistiu Cameron, lembrando os desafios que representam o grupo Estado Islâmico, a Rússia e a crise dos refugiados.

Cameron também lembrou Winston Churchill, primeiro-ministro britânico durante a 2ª Guerra Mundial. "No pós-guerra, apoiava com paixão a aproximação dos países da Europa Ocidental, a promoção das livres trocas e a criação de instituições duradouras para que o continente nunca mais revivesse um conflito sangrento".

No próximo dia 23 de junho, os britânicos vão se manifestar, em um referendo, sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. Até agora, as pesquisas mostram indefinição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos