Grupos pró e contra impeachment no Ceará preparam agendas pós-votação

Edwirges Nogueira - Correspondente da Agência Brasil/EBC

A tendência de que os votos dos senadores sejam suficientes para afastar a presidenta Dilma Rousseff pelos próximos 180 dias leva grupos que defendem a manutenção do governo e que são favoráveis ao impeachment a começar a elaboração de ações e pautas para o possível governo do vice-presidente Michel Temer.

Em Fortaleza, a Frente Brasil Popular no Ceará não fez atos ou manifestações. Representantes das entidades que compõem a frente se reuniram em plenária, fechada para a imprensa, para definir os próximos rumos. Antes do encontro, Paulo Henrique Oliveira Lima, da Consulta Popular, reiterou a posição definida nacionalmente de não reconhecer Temer como presidente da República.

"Na nossa avaliação, o possível governo Temer é produto de uma manobra jurídico-política no Congresso Nacional que desrespeita mecanismos constitucionais que faz com que a gente tenha praticamente uma eleição indireta. Vamos continuar resistindo e mobilizando nas ruas, inclusive dialogando sobre o que está em jogo, que não é o impeachment somente, mas um processo que visa a retirada de direitos historicamente conquistados."

Pró-Impeachment

Na Avenida Beira Mar, na Praia de Iracema, a Frente Cearense pelo Impeachment montou um telão para exibir a sessão do Senado. Para o coordenador da frente, Fredy Bezerra de Menezes, o impeachment da presidenta é o primeiro passo na busca de corrigir falhas na política nacional.

"A classe política vai ter que entender que vai ter que modificar a forma de fazer política. Tanto é que já vimos vários recuos do provável presidente quando viu que a população começou a criticar a manobra de manter, em vez de reduzir, o número de ministérios."

Segundo Menezes, a frente vai elaborar uma carta a ser entregue a Temer com pautas que o grupo defende, como a redução de cargos comissionados e a aprovação do projeto de lei de iniciativa popular das dez medidas contra a corrupção.


 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos