Ex-aliado de Dilma, Leonardo Picciani é o novo ministro do Esporte

Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil

Brasília - Deputado Leonardo Picciani durante discussão da autorização ou não da abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, no plenário da Câmara dos Deputados (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Deputado Leonardo Picciani é o novo ministro do Esporte. Na foto, ele participa da discussão sobre a abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, no plenário da Câmara dos Deputados Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil

O deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ) é o novo ministro do Esporte no governo de Michel Temer. Eleito pela primeira vez em 2002, quando tinha 22 anos, ele está em seu quarto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados e deixa a vaga de líder do PMDB na Casa para assumir o cargo no Executivo.

Picciani nasceu em Nilópolis (RJ), tem 36 anos e é advogado. Foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara em 2007 e relatou projetos ao longo de seus mandatos, como a mensagem que criou o Programa Federal do Primeiro Emprego, o Marco Regulatório das Agências Reguladoras e a limitação do uso das Medidas Provisórias pelo Governo Federal.

O deputado foi o relator da CPI da Pirataria, em 2003, e é de sua autoria a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda o Artigo 155 da Constituição Federal, propondo que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre petróleo e energia passe a ser cobrado nos estados produtores e não no destino final, como ocorre atualmente.

De 2009 a 2011, foi secretário de Habitação do Rio de Janeiro, durante o governo de Sérgio Cabral (PMDB).

Ex-aliado da presidenta Dilma, Picciani orientou a bancada do PMDB na Câmara a votar a favor do processo de impeachment, mas, no dia de 17 de abril, proferiu voto contrário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos