Novo ministro da Educação foi autor da emenda da reeleição em 1997

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

 

Recifense, filho do ex-deputado federal José Mendonça Bezerra, José Mendonça Bezerra Filho foi, em 1986, aos 20 anos, o deputado estadual mais novo eleito no país. O currículo inclui ainda três eleições como deputado federal, além do cargo de vice-governador do estado de Pernambuco nas duas gestões do governador Jarbas Vasconcelos. Em 2006, com a renúncia do então governador para disputar uma vaga no Senado, Mendonça Filho assumiu o cargo.

 

Brasília - O deputado e líder do DEM, Mendonça Filho, fala à imprensa na Câmara dos Deputados (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Mendonça Filho é o representante do DEM no governo do presidente interino Michel TemerAntonio Cruz/ Agência Brasil

Como deputado federal, Mendonça foi o autor da emenda da reeleição em 1997, permitindo que o então presidente Fernando Henrique Cardoso conquistasse um segundo mandato. À frente do governo de Pernambuco, Filho liderou o programa Universidade Democrática, que permitiu que jovens de escolas públicas acessassem a universidade.

Em razão da posição de presidente regional do DEM em Pernambuco, o parlamentar é parte de processos que tiveram as contas do partido julgadas como não prestadas nos municípios de Ibirajuba, Goiana e Trindade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos