França deteve 101 pessoas em operações contra o terrorismo em 2016

Da Agência Lusa

As forças de segurança francesas detiveram 101 pessoas em operações de combate ao terrorismo, desde o início do ano, disse o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, em entrevista publicada hoje (13).

No artigo, distribuído a vários jornais da imprensa regional e publicado no dia em que se completam seis meses dos atentados de 13 de novembro em Paris, o ministro afirma que, desde 2013, 15 planos de atentados em território francês foram frustrados. Ele também destacou que a ameaça terrorista na França continua "muito elevada".

Cazeneuve disse que por essa razão mantêm os controles nas fronteiras francesas, introduzidos após os atentados de novembro, que permitiram verificar as entradas e saídas do país de 33 milhões de pessoas, 17,5 mil das quais foram proibidas de entrar em França.

Bernard Cazeneuve disse, no entanto, que é necessário "continuar a viver normalmente", pois o contrário representaria "a vitória dos terroristas".

Estado de emergência

Com isso, o ministro justificou a decisão de manter a realização do campeonato europeu de futebol, o Euro 2016, que ocorre de 10 de junho a 10 de julho; da corrida de bicicleta Le Tour de France, em julho; e dos festivais culturais de verão, embora com uma "mobilização excepcional" para garantir o maior nível de segurança possível.

A realização destes eventos justifica também, segundo o ministro, a prorrogação do estado de emergência por mais dois meses, até 26 de julho.

O estado de emergência foi decretado na França após os atentados de novembro, prorrogado em fevereiro por três meses, até 26 de maio, e novamente extendido por mais dois meses, até 26 de julho.

Este regime de exceção permite às autoridades colocar em prisão domiciliária qualquer pessoa "cuja atividade seja perigosa para a segurança e ordem públicas", realizar "buscas domiciliárias tanto de noite como de dia" sem mandado judicial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos